Medicina tradicional chinesa

A Medicina Chinesa é constituída por um conjunto de práticas de medicina tradicional desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história

Esta insere nos seus princípios, o estudo da dialéctica Yin/Yang, a teoria da lei dos Cinco Elementos e o sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.

A Medicina Chinesa é constituída por um conjunto de práticas de medicina tradicional desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história, entre as quais destaca-se:

Inserção de agulhas em pontos definidos do corpo, distribuídos, essencialmente, sobre circuitos energéticos – meridianos – com o objetivo de produzir efeitos terapêuticos desejados.


Técnicas Complementares:

-Electroacupunctura;

-Auriculopunctura;

-TDP.

Nestes tratamentos os diferentes sistemas são trabalhados, tais como sistema musculo-esquelético, sistema linfático, sistema circulatório, assim como os emunctórios.

combate à celulite e até o relaxamento corporal.

O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.
Benefícios:
– Equilíbrio energético e sanguíneo;
– Equilíbrio das funções dos órgãos;
– Equilíbrio das funções motoras: aumenta a mobilidade das articulações, fortalece a regeneração do sistema ósseo, alivia contracturas musculares, restabelece o fluxo sanguíneo nos músculos paralisados e tensos;
– Estimula a libertação de toxinas, combate o stress e equilibra o sono.

A manipulação da Tui Na vai incidir não só na patologia instalada, seja ela articular, óssea ou muscular, mas também, e principalmente, sobre o sistema energético regularizando qualquer disfunção física ou emocional.

Ramo baseado nas virtudes terapêuticas das plantas medicinais chinesas.
Uma fórmula de Fitoterapia chinesa poderá englobar seis ou mais plantas e cada uma delas com objectivos bem definidos, que vai desde impedir efeitos colaterais indesejados a encaminhar os agentes principais ao local da doença.

A Fitoterapia é a parte mais importante da Medicina Tradicional Chinesa.

Modalidade complementar de tratamento por congestão local através de vácuo parcialmente fabricado em áreas ou pontos de Acupunctura.
Benefícios:
– Controle do Sistema circulatório: fortalece a respiração da pele, dos vasos sanguíneos, facilita as trocas gasosas, a limpeza do sangue e o reequilíbrio do pH sanguíneo;
– Mantém a flexibilidade dos músculos e retira fibrosidades e adesões;
– Efeito relaxante: combate o stress e suas enfermidades;
– Estimula a circulação no interior das articulações e melhora o desempenho e secreção dos fluidos sinoviais.
Indicações: tosse, gripe, bronquite, cólica, prisão de ventre, indigestão, gastrite, enxaqueca, insónia, dores musculares, reumatismos, artrites, lombalgia, ciática, torcicolo, distúrbios menstruais, entre outros.